top of page
Toddler_edited.jpg

MANEJO DO CATETERISMO URINÁRIO

O cateter urinário é um dispositivo utilizado para realizar o esvaziamento da bexiga quando existem disfunções estruturais ou fisiológicas que impedem a micção voluntária de ocorrer. O tempo de permanência com o dispositivo varia para cada caso. Esse dispositivo é indicado apenas em condições específicas de saúde.


A técnica para o manejo do cateterismo urinário precisa ser realizada de forma correta para garantir que não ocorra dano ao paciente. O realização, se realizado de forma errônea, poderá trazer infecções urinários e até mesmo lesões no canal uretral. Além disso, é importante que alguns cuidados específicos sejam realizados antes e após a passagem do cateter para que a rotina com o dispositivo seja menos estressante possível.


É importante ressaltar que nós da Prática Avançada de Enfermagem em Uropediatria, da Universidade de Brasília, temos o compromisso de atender os usuários do serviço a partir de uma assistência humanizada, comprometida com o sucesso do tratamento e baseando as intervenções em estudos científicos confiáveis e atualizados.


Desta forma, o plano terapêutico do usuário é singular, ou seja, é construído para cada paciente de modo que abranja suas condições de saúde específicas. Isso torna a terapia mais real da situação que o paciente apresenta, facilitando a execução das intervenções recomendadas.

Cateterismo Urinário: Nossos serviços
bottom of page